Representadas

Sistema para Determinação de SARA em Óleo Pesado – IP 469 Ver maior

Sistema para Determinação de SARA em Óleo Pesado – IP 469

Mitsubishi

Atualizado em: 20-11-2015

Descrição

Sistema para determinação de SARA (Saturados, Asfaltenos, Resinas e Aromáticos) em petróleo pesado, usando o método padrão IP-469. O IATROSCAN é um cromatógrafo por TLC que realiza a separação por camada delgada utilizando capilar de quartzo recoberto com sílica, chamado Chromarod.

O equipamento possui dois tipos de detectores: FID detector de ionização por chama de hidrogênio e FPD detector fotométrico por chama.


O IATROSCAN é um sistema de cromatografia por camada delgada (TLC) com duplo sistema de detecção. O IATROSCAN modelo MK-6 TLC-FID/FPD, permite a simultânea determinação de compostos orgânicos através do detector de ionização de chama (FID) e de fósforo e o enxofre pelo detector fotométrico de chama (FPD). O IATROSCAN modelo MK-6s TLC-FID utilizado somente para determinação de compostos orgânicos, pelo detector FID.

O sistema pode ser utilizado para análise de lipídeos e principalmente na determinação de SARA (Saturados, Asfaltenos, Resinas e Aromáticos) para óleos pesados (método padrão IP-469), incluindo destilados a vácuo, resíduos atmosféricos e à vácuo, betumes e asfaltos.

Princípio de análise

1. As amostras diluídas são aplicadas em Chromarods (capilar de quartzo recoberto com sílica)



2. Os Chromarods são levados a uma cuba fechada com solvente para promover a eluição e separação dos compostos da amostra de petróleo



3. O solvente é removido dos chromarods em uma estufa



4. Posteriormente os chromarods são levados ao IATROSCAN, onde é passado um chama de hidrogênio a uma velocidade constante



5. Cada composto orgânico separado no chromarod é ionizado pela energia de chama de hidrogênio, o que gera uma corrente elétrica proporcional para a quantidade de substância na chama. Permitindo assim a quantificação dos compostos separados.

    

Especificação Técnica:


Separação: Cromatografia por camada delgada, tipo TLC
Detectores: FID (Detector de Ionização de Chama) e FPD (detector fotométrico de chama) para modelo MK-6 e FID (Detector de Ionização de Chama) para modelo MK-6s
Tempo de detecção: 25, 30, 35, 40, 50 e 60 segundos
Monitoramento eletrônico do fluxo de hidrogênio
Monitoramento do fluxo de ar
Suporte de chromarod: permite uso simultâneo de até 10 unidades
Modos de medição: varredura normal, varredura do branco, varredura original, varredura de pirôlise parcial
Alimentação: AC100, 120, 220 ou 240V, 50/60Hz
Consumo: 50VA
Temperatura/umidade: 10~35ºC / 20~80%
Dimensões: 520(C)x430(P)x 265(A) mm
Peso: 25kg


Download